Homenageados
ALMIR FERREIRA DE ANDRADE
Como prestar uma homenagem a uma pessoa tão especial, com tantos significados na vida de um grande numero de neurocirurgiões… uma inspiração, símbolo de dedicação a profissão e aos pacientes e ao mesmo tempo uma historia de compromisso com ensino de alunos e jovens neurocirurgiões, amigo, médico, professor, mentor.
Apresentar o Prof. Dr. Almir Ferreira Andrade é falar de paixão por ajudar pessoas, por ser médico, paixão pela na sua profissão e sua vida acadêmica. É falar do seu pioneirismo na monitoração de pressão intracraniana e tratamento de pacientes com traumatismo cranioencefálico. É falar de um dos grandes nomes que construíram a história do Neurotrauma em nosso continente. Certamente, uma das doenças mais importantes da neurocirurgia se considerarmos aspectos epidemiológicos e socioeconômicos e muitas vezes subestimado em nosso campo e especialidade.
Almir Ferreira de Andrade nasceu em Santa Luzia na Paraíba em 22 de março de ?. O ano? O ano é sempre motivo de brincadeira e controvérsia. Dr Almir foi um dedicado aluno de medicina na tradicional Universidade Federal de Pernambuco. Concluído o curso em 1967, mudou-se para São Paulo para realizar seu sonho de se tornar neurocirurgião. Ingressou no programa de residência médica em neurocirurgia no Hospital das Clinicas da FMUSP, serviço à época chefiado pelo grande Professor Rolando Ângelo Tenuto. Realizou sua RESIDÊNCIA EM NEUROCIRURGIA de 1969-1971.
Concluído a residência, o Dr Almir começou a trabalhar como neurocirurgião, mas também tinha outro fascínio, o ensino. Deu continuidade a construção de uma sólida e brilhante carreira acadêmica. Realizou seu Mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade de São Paulo, USP em 1984, com o tiítulo Medida Continua da Pressão Intracraniana (método epidural) no Traumatismo Craniencefálico. Nesse período teve início sua maior paixão, cuidar de pacientes com Neurotrauma.
Em 1990 concluiu sua Tese de Doutorado pela mesma instituição, com o título Medida continua da pressão intracraniana (método subdural) para avaliação do traumatismo craniencefálico. Em 2005, Dr Almir foi aprovado no Concurso para Professor Livre Docente pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP com a tese Considerações sobre a classificação do traumatismo craniencefálico leve e monitoração da pressão intracraniana (método intraventricular) no traumatismo craniencefálico moderado e grave.
Todo aluno de medicina e médico residente do Hospital das Clinicas da FMUSP de múltiplas gerações tem algum conto ou lições sobre a vida com o Dr Almir, seus ensinamentos, suas exigências, suas histórias e seus divertidos jargões fazem parte da vida de todos os envolvidos com a neurocirurgia brasileira, especialmente no HC nas últimas 6 décadas.
Pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Dr Almir sempre teve participação ativa com foco em ensino e organização dos nossos congressos e de grandes eventos. Ele foi coordenador do Departamento de Trauma por 8 anos, de 1996 a 2004. Neste período, trouxe muitos jovens para atuação associativa, especialmente no campo do Neurotrauma. Todas as grandes lideranças da área conviveram e aprenderam com Dr Almir. Nesse momento, ele foi também o coordenador da elaboração das Diretrizes Brasileiras de Traumatismo cranioenecefálico, integrando a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia à Associação Médica Brasileira - AMB por meio do Projeto Diretrizes. Elaborou os seguintes Projetos:
-
Diagnóstico e Conduta no Paciente com Traumatismo Craniencefálico Leve. 2001.
-
Traumatismo Craniencefálico Moderado. 2002.
-
Traumatismo Craniencefálico Grave. 2002.
-
Traumatismo Craniencefálico Grave. Situações Especiais. 2002.
-
Traumatismo Craniencefálico Moderado e Grave por Ferimento por Projétil de Arma de Fogo: Diagnóstico e Conduta. 2004
Além de médico, Dr Almir também é um grande cientista e professor e nesses campos, duas palavras o definem - persistência e inovação. Dr Almir formou Mestres e Doutores que hoje se tornaram lideranças acadêmicas em muitas regiões do pais. Publicou 189 artigos científicos, recebendo milhares de citações. Participou em artigos centrais do Neurotrauma Mundial publicados nas principais revistas da área.
Atualmente é membro Emérito da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, mas mantém intensa atividade colaborando com essas duas grandes instituições. É Membro Titular da Associação Paulista de Medicina, da American Association for the Advancement of Science; do LABIC (Consórcio Latinoamericano de Lesão Cerebral); da International Neurotrauma Society (INTS). Sócio Fundador da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo SONESP, da International Society for Neuroemergencies e Membro Fundador, Liga de Neurocirurgia da FMUSP.
Todos os dias o Dr Almir trabalha arduamente no Hospital das Clinicas, ensinando residentes de R1 a R5, discutindo condutas de casos complexos. Ocupa a posição de SUPERVISOR ACADÊMICO do Pronto Socorro de Neurocirurgia e é responsável pelo Ambulatório de Neurotrauma da instituição. Trabalha também com Docente ativo do Programa de Pós-Graduação em Neurologia, sendo coordenador da disciplina Neurotraumatologia MNE 5757 da Universidade de São Paulo.
Mais que suas funções de atendimento aos pacientes, da atuação acadêmica e associativa, Dr Almir é um grande neurocirurgião e professor. Uma inspiração a todo uma geração de médicos. Construiu um legado, uma escola de Neurotrauma, mais que Discípulos, uma grande lista de filhos, um visionário e pioneiro. Dr Almir Andrade é e continuará sempre sendo o nosso "Tio".
Dr. Almir Ferreira de Andrade
HÉLIO RUBENS MACHADO
O Prof. Dr. Hélio Rubens Machado nasceu em Piracicaba (SP), porém sua carreira foi desenvolvida junto à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Nesta instituição, formou-se em Medicina em 1973, e iniciou sua trajetória neurocirúrgica já na graduação, sob a orientação dos Profs. Sylvio de Vergueiro Forjaz e Nelson Martelli.
Ainda na década de 1970, passou vários anos na França, como résident e assistant étranger dos serviços do Prof. Jacques LeBeau e do Prof. Gérard Guiot, tendo contato com os grandes expoentes da neurocirurgia francesa à época. De volta ao Brasil, retoma seus trabalhos na FMRP-USP, obtendo os títulos de mestre (1980), doutor (1985) e livre-docente (1993), concomitantemente organizando o serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, que rapidamente se tornou um dos centros desta área de maior expressão no cenário nacional e internacional. Nesse ínterim, como professor visitante, retornou a Paris em 1984 e permaneceu no Hospital for Sick Children de Toronto (Canadá) em 1990-1991.
Em 1995, funda o Centro de Cirurgia de Epilepsia do HCFMRP-USP, junto com o Prof. Américo Ceiki Sakamoto e outros colaboradores, permitindo assim o acesso de inúmeras crianças a técnicas modernas de tratamento cirúrgico desta patologia em nosso país. Em 2007, foi agraciado com o título de Professor Titular da FMRP-USP, que exerceu até sua aposentadoria em 2024. Antes disso, entretanto, ainda liderou o grupo de profissionais que participou dos procedimentos de separação de gêmeas craniópagas, inéditos no Brasil, em 2018 e novamente em 2023.
Durante essa longa jornada, o Prof. Hélio Machado formou vários alunos de medicina, residentes de neurocirurgia e pós-graduandos, publicou mais de duas centenas de trabalhos científicos em revistas indexadas e desenvolveu linhas de pesquisa de ponta, mas evidentemente sua contribuição mais expressiva foi deixada nos milhares de pacientes que ele tão diligente e cuidadosamente tratou. Seu legado é indelével.
Dr. Helio Rubens Machado